Desde a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, nove países suspenderam temporariamente a importação de carne de frango brasileira. Entre eles estão importantes mercados como China, México, Argentina, Chile, Uruguai, Coreia do Sul, Canadá, África do Sul e os 27 países da União Europeia.
Outras nações, como Emirados Árabes Unidos e Filipinas, adotaram medidas mais brandas, restringindo as compras apenas da região afetada. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclareceu que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos de aves e decretou estado de emergência zoossanitária em Montenegro por 60 dias.
Em entrevista, o ministro Carlos Fávaro explicou que os bloqueios seguem protocolos sanitários internacionais e que o governo está negociando a regionalização das suspensões. “Queremos comprovar que outras regiões estão livres da doença e podem manter as exportações”, afirmou. Fávaro estima que o surto poderá ser controlado em até 28 dias, caso não surjam novos focos.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com mais de 5 milhões de toneladas embarcadas em 2024. Os principais compradores são China, Japão, Emirados Árabes Unidos e União Europeia.
As autoridades também rastrearam ovos da granja contaminada que foram distribuídos para os estados do Paraná, Minas Gerais e o próprio Rio Grande do Sul, reforçando a importância de medidas rigorosas para conter a propagação do vírus e proteger o status sanitário do país.
Por Redação