O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou nesta quinta-feira (3) uma série de mudanças na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). As alterações, publicadas no Diário Oficial do Estado, incluem 11 nomeações e exonerações, atingindo postos estratégicos da estrutura interna da pasta.
Entre as principais modificações está a troca na diretoria adjunta da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. Anderson Alves Costa assume o posto no lugar de Odilar Bandeira e Lemos de Oliveira Neto, que, por sua vez, retorna à função anteriormente ocupada por Jonatas Sousa de Jesus, evidenciando uma “dança das cadeiras”.
Essas mudanças ocorrem uma semana após as trocas nos comandos das forças de segurança do estado, embora a chefia da SEAP, atualmente sob José Carlos Souto Filho, permaneça inalterada.
A movimentação também incluiu mudanças nas coordenações técnicas e cargos de direção. Rubenilton Santos Silva substitui Taciano Aragão Leite na Central de Apoio às Penas Alternativas. Já a assessoria técnica da SEAP passa a ser liderada por Maria Roberta Silva Caires, no lugar de Adriana Silva Souza.
No interior, o Conjunto Penal de Feira de Santana também teve alteração: o Tenente PM Raimundo Queiroz de Almeida foi substituído por Danilo Calmon Pedrosa na diretoria adjunta.
A reestruturação da SEAP é vista como parte do movimento do governo estadual para fortalecer a gestão do sistema penitenciário, com foco na ressocialização e segurança das unidades prisionais. Novas mudanças não estão descartadas nas próximas semanas.