O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lançou nesta segunda-feira (7) o Projeto Condução Decente, com o objetivo de valorizar profissionais do transporte em duas rodas. A ação inclui a criação de uma linha de crédito específica voltada para mototaxistas, motofretistas e também para renovação da frota de autoescolas.
A iniciativa foi possível após a alteração no regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), gerido pela Desenbahia. A nova linha de crédito facilitará a aquisição de motocicletas e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de promover capacitação profissional gratuita.
“Essa é uma demanda antiga da categoria. Eles pediram crédito acessível, formação e proteção. Estamos entregando tudo isso em um pacote completo”, destacou Jerônimo durante coletiva de imprensa.
O projeto inclui a entrega de dois capacetes e uma antena de proteção para mototaxistas, e para os motofretistas, um capacete e mochila adequada para transporte de mercadorias. A ação busca garantir condições mais seguras e dignas de trabalho para esses profissionais, além de fomentar o desenvolvimento da categoria em todo o estado.